O que é a Área de Projecto e para que serve?
É uma Área Curricular não disciplinar, que pode ajudar o aluno a adquirir métodos para organizar os seus trabalhos e desenvolver a capacidade de autonomia/o saber fazer sozinho/formas do aluno realizar as suas próprias aprendizagens e ainda de trabalhar em grupo.
Como? E o que se faz?
Realizam-se projectos. Primeiro escolhe-se um tema ou encontra-se um problema ou necessidade.Seguidamente, com a ajuda do professor, o aluno será orientado ao longo de todo o processo. Sendo o aluno o “protagonista” e o professor um elemento orientador.
O aluno irá aprender:
A consultar diversas fontes de informação;
A elaborar sínteses;
A organizar e realizar trabalhos originais;
A trabalhar em grupo; etc.....
Como é feita a avaliação?
O aluno será avaliado nas atitudes e nas aprendizagens.
A avaliação é contínua, ou seja, é feita ao longo de todo o processo:
Na forma como o aluno intervém e se empenha no desenvolvimento do projecto;Na apresentação;Na resposta ou solução dada ao problema que foi enunciado.
METODOLOGIA DE UM PROJECTO
Fase A - Definir um problema (Métodos de resolução de problemas):
1º. Descrição da situação considerada insatisfatória: --Deve-se fazer uma descrição da situação insatisfatória com referência aos elementos que se considere pertinentes. Trata-se apenas de uma descrição. A análise vem depois. -Deve-se proceder à contextualização.
2º. Formulação do problema: -Deve-se precisar o cerne da insatisfação. Em que é que há insatisfação? Insatisfação, porquê? Deve-se, igualmente, precisar a futura situação satisfatória. Para isso devem ser claramente identificados quais os objectivos que estão a ser prejudicados e quais os objectivos que se pretendem atingir.Deve também ser formulado o problema, ou seja, como passar do cerne da insatisfação para a futura situação satisfatória?
3º. Compreensão ou Diagnóstico do Problema: -Deve-se proceder a uma inventariação de possíveis causas ou obstáculos ou resistências; Deve-se proceder à recolha de dados sobre as várias possíveis causas ou obstáculos ou resistências, através da observação directa, de entrevistas, questionários ou outro tipo de trabalho de campo; Deve-se proceder à selacção das causas ou obstáculos ou resistências do problema em estudo, retendo as causas ou obstáculos sobre os quais se pode intervir.
4º. Procurar soluções: --Deve-se imaginar soluções, estabelecendo alternativas às soluções habituais; Deve-se, igualmente, ponderar a exequibilidade das diferentes alternativas em termos de recursos e dos objectivos que permitem atingir ou que prejudicam.
5º. Decisão (tomada de): deve-se optar por uma das soluções encaradas.
6º. Por em prática e acompanhar a solução: --Deve-se estabelecer a estratégia a seguir e acompanhar a concretização da mesma; --Deve-se proceder à implementação do projecto, ou seja, proceder-se à divisão de tarefas e gestão do tempo (isto no caso de trabalhos em pares ou em grupos); --> Deve-se também avaliar os resultados obtidos, ou seja, verificar se os resultados se aproximam ou não dos objectivos pretendidos.
Fase B - Definir Metas e Objectivos
1º. Determinar quais os objectivos a atingir.
2º. Determinar prioridades.
3º. Escolher quais as técnicas de selecção (objectivos e prioridades): --Discussão/Jogo de ideias (Trabalho de grupo ou em pares); --> Trabalho de campo.
Fase C - Avaliar Disponibilidades
1º. Identificar os recursos indispensáveis: --Pontos de apoio; --> Oportunidades; --> Potencial; --> Pontos fortes.
2º. Identificar limitações: --Pontos de resistência; --> Perigos e obstáculos; --> Riscos e incertezas; --> Pontos fracos.
Fase D - Elaborar o Plano do Projecto
1º. Conteúdo, informação e sensibilização.
2º. Sugestão de redacção Projecto: -- Título do Projecto; Antecedentes; Estudos preparatórios; Objectivos a atingir; Métodos e Meios a utilizar; Pessoas, organizações e/ou grupos envolvidos; Efeitos previstos; Organização do Projecto; calendarização; formas de avaliação e Apresentação dos resultados (planificação e apresentação pública do produto final.
3º. Instrumentos de construção: - Recolha de dados; Estudos de descrição e Avaliação.
Fase E - Fazer um Calendário
1º. Cumprimento de prazos (boa gestão do tempo).
Fase F - Desenvolver o Projecto
1º. Desenvolver as acções e actividades de acordo com o plano.
2º. Respeitar o plano estabelecido ou em caso de reformulação enunciar os problemas inesperados e/ou o porquê da mudança de estratégia(s).
3º. Não confundir acções e actividades do Projecto com o Produto Final.
Fase G - Avaliar
1º. Avaliação do Projecto desenvolvido: avaliação do trabalho autónomo e em equipa (nunca se esqueça que a avaliação é contínua e sistemática).
2º. Avaliação do Produto Final.
É uma Área Curricular não disciplinar, que pode ajudar o aluno a adquirir métodos para organizar os seus trabalhos e desenvolver a capacidade de autonomia/o saber fazer sozinho/formas do aluno realizar as suas próprias aprendizagens e ainda de trabalhar em grupo.
Como? E o que se faz?
Realizam-se projectos. Primeiro escolhe-se um tema ou encontra-se um problema ou necessidade.Seguidamente, com a ajuda do professor, o aluno será orientado ao longo de todo o processo. Sendo o aluno o “protagonista” e o professor um elemento orientador.
O aluno irá aprender:
A consultar diversas fontes de informação;
A elaborar sínteses;
A organizar e realizar trabalhos originais;
A trabalhar em grupo; etc.....
Como é feita a avaliação?
O aluno será avaliado nas atitudes e nas aprendizagens.
A avaliação é contínua, ou seja, é feita ao longo de todo o processo:
Na forma como o aluno intervém e se empenha no desenvolvimento do projecto;Na apresentação;Na resposta ou solução dada ao problema que foi enunciado.
METODOLOGIA DE UM PROJECTO
Fase A - Definir um problema (Métodos de resolução de problemas):
1º. Descrição da situação considerada insatisfatória: --Deve-se fazer uma descrição da situação insatisfatória com referência aos elementos que se considere pertinentes. Trata-se apenas de uma descrição. A análise vem depois. -Deve-se proceder à contextualização.
2º. Formulação do problema: -Deve-se precisar o cerne da insatisfação. Em que é que há insatisfação? Insatisfação, porquê? Deve-se, igualmente, precisar a futura situação satisfatória. Para isso devem ser claramente identificados quais os objectivos que estão a ser prejudicados e quais os objectivos que se pretendem atingir.Deve também ser formulado o problema, ou seja, como passar do cerne da insatisfação para a futura situação satisfatória?
3º. Compreensão ou Diagnóstico do Problema: -Deve-se proceder a uma inventariação de possíveis causas ou obstáculos ou resistências; Deve-se proceder à recolha de dados sobre as várias possíveis causas ou obstáculos ou resistências, através da observação directa, de entrevistas, questionários ou outro tipo de trabalho de campo; Deve-se proceder à selacção das causas ou obstáculos ou resistências do problema em estudo, retendo as causas ou obstáculos sobre os quais se pode intervir.
4º. Procurar soluções: --Deve-se imaginar soluções, estabelecendo alternativas às soluções habituais; Deve-se, igualmente, ponderar a exequibilidade das diferentes alternativas em termos de recursos e dos objectivos que permitem atingir ou que prejudicam.
5º. Decisão (tomada de): deve-se optar por uma das soluções encaradas.
6º. Por em prática e acompanhar a solução: --Deve-se estabelecer a estratégia a seguir e acompanhar a concretização da mesma; --Deve-se proceder à implementação do projecto, ou seja, proceder-se à divisão de tarefas e gestão do tempo (isto no caso de trabalhos em pares ou em grupos); --> Deve-se também avaliar os resultados obtidos, ou seja, verificar se os resultados se aproximam ou não dos objectivos pretendidos.
Fase B - Definir Metas e Objectivos
1º. Determinar quais os objectivos a atingir.
2º. Determinar prioridades.
3º. Escolher quais as técnicas de selecção (objectivos e prioridades): --Discussão/Jogo de ideias (Trabalho de grupo ou em pares); --> Trabalho de campo.
Fase C - Avaliar Disponibilidades
1º. Identificar os recursos indispensáveis: --Pontos de apoio; --> Oportunidades; --> Potencial; --> Pontos fortes.
2º. Identificar limitações: --Pontos de resistência; --> Perigos e obstáculos; --> Riscos e incertezas; --> Pontos fracos.
Fase D - Elaborar o Plano do Projecto
1º. Conteúdo, informação e sensibilização.
2º. Sugestão de redacção Projecto: -- Título do Projecto; Antecedentes; Estudos preparatórios; Objectivos a atingir; Métodos e Meios a utilizar; Pessoas, organizações e/ou grupos envolvidos; Efeitos previstos; Organização do Projecto; calendarização; formas de avaliação e Apresentação dos resultados (planificação e apresentação pública do produto final.
3º. Instrumentos de construção: - Recolha de dados; Estudos de descrição e Avaliação.
Fase E - Fazer um Calendário
1º. Cumprimento de prazos (boa gestão do tempo).
Fase F - Desenvolver o Projecto
1º. Desenvolver as acções e actividades de acordo com o plano.
2º. Respeitar o plano estabelecido ou em caso de reformulação enunciar os problemas inesperados e/ou o porquê da mudança de estratégia(s).
3º. Não confundir acções e actividades do Projecto com o Produto Final.
Fase G - Avaliar
1º. Avaliação do Projecto desenvolvido: avaliação do trabalho autónomo e em equipa (nunca se esqueça que a avaliação é contínua e sistemática).
2º. Avaliação do Produto Final.
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